Seção de atalhos e links de acessibilidade

População de Nobres é contemplada com programa inovador que investe em qualidade de vida e humanização no atendimento em saúde

Prefeitura de Nobres lança programa “Nobres Cuida – Fila Zero” com investimento de R$ 5 milhões na saúde


Publicado em: 01 de Setembro de 2025

Autor: Departamento de Comunicação


Data: 01 de Setembro de 2025

Autor: Departamento de Comunicação


No último sábado, 30 de agosto, a Prefeitura Municipal de Nobres realizou o lançamento oficial do programa “Nobres Cuida – Fila Zero”, um marco histórico para a saúde pública do município. A iniciativa tem como objetivo zerar as filas de exames, consultas e cirurgias, garantindo acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde para toda a população.

Logo no primeiro dia de execução, o programa atendeu 120 pacientes em exames oftalmológicos, contemplando moradores da zona urbana e também das comunidades rurais, como Roda d’Água, Bom Jardim e a aldeia indígena. Os atendimentos resultarão em cirurgias de catarata, pterígio e prescrição de óculos de grau, beneficiando diretamente centenas de famílias.

Além das consultas oftalmológicas, a primeira fase inclui a realização de exames de imagem como ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas. Outro destaque é a marcação de 45 cirurgias bariátricas, representando um avanço significativo na oferta de procedimentos de alta complexidade no município.

Um dos diferenciais do programa é que a maior parte dos atendimentos será realizada em Nobres, fortalecendo a economia local com a geração de renda e, ao mesmo tempo, proporcionando mais comodidade aos munícipes que não precisarão se deslocar para outras cidades.

Durante a solenidade, o prefeito José Domingos destacou a importância do momento.

“Estamos vivendo um capítulo único na história de Nobres. Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões em procedimentos de saúde, garantindo dignidade, qualidade de vida e atendimento humanizado para a nossa população”, ressaltou o gestor, que participou ativamente das ações no sábado.

O secretário municipal de Saúde, Itamar Bonfim, também celebrou a conquista.

“Com mais de 30 anos de experiência em saúde pública, posso afirmar que este é um momento inédito para o município. O programa Nobres Cuida representa um compromisso firme com cada cidadão que precisa de atendimento, colocando a saúde em primeiro lugar”, afirmou.

A segunda etapa do programa já está definida e contemplará cirurgias de hérnia, vesícula, cesarianas, entre outras. Grande parte dos procedimentos será realizada em Nobres, por meio de parceria com o Hospital Laura de Vicuña, conveniado ao município.

Os recursos que viabilizam o programa são resultado da articulação do prefeito José Domingos junto ao Governo do Estado de Mato Grosso. O chefe do Executivo municipal, que também é presidente do CISVARC – Consórcio de Saúde do Vale do Rio Cuiabá, destacou que, por meio do consórcio, serão investidos R$ 30 milhões em saúde, contemplando 13 municípios da região.

O evento de lançamento contou ainda com a presença de vereadores que reforçaram apoio à iniciativa: Dr. Emerson Andrade (Podemos), Arquimedes Pedroso (PSB), Zilmai Ferreira de Jesus (PL), Eva Valdineia (Republicanos) e Talita Ribeiro (União Brasil).

Com o “Nobres Cuida – Fila Zero”, a Prefeitura de Nobres reafirma seu compromisso em transformar a saúde pública local, reduzindo filas, garantindo atendimento de qualidade e melhorando a vida dos munícipes.

Privacidade