Outubro Rosa reúne segmento feminino em evento temático no Jardim Petrópolis
Bairro é um aglomerado com várias comunidades e o aspecto sócioeconômico e social necessita de efetivo acompanhamento
Publicado em: 20/10/2021 ás 16:18:00 Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

A Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Petrópolis, através da sua equipe mista de profissionais de saúde, recebeu na manhã de hoje (20/10), mulheres representativas do universo familiar das comunidades aglomeradas para um encontro sobre o tema Outubro Rosa.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Edilman Conceição Rondon Guimarães, esteve presente e no ato da abertura abordou a criação do dia representativo do Outubro Rosa, a partir dos Estados Unidos.

Conforme Edilman Guimarães, o Outubro Rosa teve início na década de 1990, nos Estados Unidos. A secretária de Saúde citou fato familiar para garantir ênfase à necessidade da prevenção através das palestras orientativas, dos exames de rotina e das consultas.

Aberto pela enfermeira Tatiele Avelar, o evento que marcou o dia especial do Outubro Rosa, teve a participação da equipe da unidade de saúde e o envolvimento de Agentes Comunitários de Saúde com tema bíblico e apresentação simbólica, distribuição de brindes e salgados para as mulheres presentes.

O Outubro Rosa é um movimento de nível internacional que aborda, principalmente, a necessidade da conscientização do segmento feminino para o controle do câncer de mama. O evento temático realizado na unidade de saúde do bairro Jardim Petrópolis é uma dessas realidades que necessitam estar em funcionamento o ano inteiro, levando ao conhecimento das mulheres a necessidade da prevenção, muito antes que a doença instale na mulher.

Mais que uma atração com brindes e lanches, esse encontro de hoje (20/10), é significativo do ponto de vista da ação preventiva que é disseminada nas unidades de saúde, como foi na manhã especial do Outubro Rosa que, reitera-se, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Importante destacar que a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A detecção precoce do câncer de mama é vital para o bem estar da mulher, como exemplificado pela secretária Edilman Conceição, da Saúde.