Acontecimento reitera a unidade entre os que fazem a educação

Objetivos alcançados com a realização da Conferência da Educação

Publicado em: 11 de Abril de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Data: 11 de Abril de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Legenda: Encontro que reuniu autoridades políticas e profissionais da Educação
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Realizada a II Conferência Municipal de Educação no dia 08/04, tendo como local o Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião. A manhã começou com as inscrições dos participantes em local onde estavam instalados ‘stand’s’ que tratavam do tema educação com publicações literárias e a temática da merenda escolar.

Em seguida, as apresentações culturais com pequenas estudantes da rede estadual de ensino, através da musicalidade de Maria Clara, Lavínia Real e da coordenadora da área educacional Larissa Carvalho.

Paralelamente, com realce para a educação inclusiva, foram homenageados três representantes que enfatizam bem esse aspecto, sendo Felipe Alcântara Torquato, portador de deficiência e com nível educacional superior; Jeferson Rodrigues, egresso de escola pública com nível superior e aprovação em vestibulares das mais renomadas universidades públicas do Brasil. Jejé ainda oferta conhecimentos redacionais a vários estudantes.

E ainda o médico Álvaro Campos Santiago Júnior, representado pela mãe, Rosely, autor de vários títulos literários, também oriundo de escola pública que chegou ao patamar do nível superior, com confiança, persistência e aplicação. Foram os três homenageados, numa referência clara de que o ensino público abre grandes perspectivas a quem quer seguir em frente.

As homenagens vieram por parte do prefeito municipal e primeira dama, respectivamente, Leocir Hanel e Maria Cecília, presidente do Legislativo, José Dias Filho e a secretária municipal de Educação, Lucélia Almeida.

Na sequência veio o “coffee break”, complementado com as intervenções dos palestrantes, que abrilhantaram uma das conferências mais positivas do pós pandemia onde a inclusão, a equidade e a qualidade foram evidenciadas como compromisso para o futuro da educação brasileira.

De acordo com o que se projeta em uma conferência, são práticas contextualizadas através de espaços amplos e democráticos de reflexão, discussões e articulações em plano amplo, de tal forma, que dali se produzam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, tais como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e da acessibilidade.

A que se concluiu na sexta-feira (08/04), projeta para a educação avaliações e reflexões sobre inclusão, equidade e qualidade para futuras plenárias sobre a mesma temática.