Seção de atalhos e links de acessibilidade

Oficina evidencia a questão ambiental e o olhar futurista quanto às cabeceiras do Rio Cuiabá

Nobres recebe comissão do FunBEA e Sema para desenvolvimento de oficina e projeto de educação ambiental


Publicado em: 13 de Maio de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Hector


Data: 13 de Maio de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Hector


Legenda: Oficina sobre meio ambiente
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/ Hector

Na tarde de 13/05, os gestores escolares e representantes de conselhos diversos da área educacional estiveram reunidos com representantes do FunBEA e SEMA, objetivando o desenvolvimento de projeto do PPP (Projeto Político Pedagógico) na APA (Área de Proteção Ambiental) e Parque, em cujo contexto estão reunidos os principais pontos turísticos de Nobres.

Esse processo será desenvolvido a partir de maio, ainda neste primeiro encontro, onde a proposta é a de conhecer as cidades da área que compreendem a APA e do Parque, caso específico de Nobres, onde se desenvolve a Oficina de Educação Ambiental, com foco no Projeto Político Pedagógico da APA e do Parque, a partir da área que envolve o encontro dos rios, Há cerca de 10 km, aproximadamente, da cidade de Nobres.

Inicialmente, a oficina trata de uma aproximação com gestores escolares e integrantes de conselhos diversos com vistas à implementação de estudos que resultarão na gestação de um projeto que, reitera-se, implementarão ações no âmbito pedagógico e na formação de opiniões e estudos sobre a relevância da preservação ambiental no contexto do parque.

O desenvolvimento de políticas públicas preservacionistas, com foco sobre as atividades turísticas que deveriam primar pela sustentabilidade e maior respeito ao meio ambiente a partir da agricultura, do desmatamento que avança sobre matas ciliares e pequenos afluentes, formadores da bacia que fomenta o rio Cuiabá.  

E os estudos têm relação com as Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Estadual Águas do Cuiabá com envolvimento da Secretaria Municipal de Educação de Nobres por seus gestores escolares e integrantes de conselhos. A mitigação de processos ambientais danosos aos rios e pequenos afluentes está no foco das discussões na oficina em questão.

Segundo a Coordenadoria Pedagógica da Educação municipal, prof.ª Elizangela Aleixo, há muito o que se fazer pelo ambiente em que vivemos em seus vários aspectos de agressão.