Seção de atalhos e links de acessibilidade

Programa Ser Família está com inovações e privilegia pessoas avaliadas como de extrema vulnerabilidade social

Nobres: Assistência Social dá início a entrega do Cartão Ser Família neste dia 12/05


Publicado em: 10 de Maio de 2023

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Assistência Social


Data: 10 de Maio de 2023

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Assistência Social


Legenda: Ato de recebimento dos Cartões SER FAMÍLIA
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS

A Secretaria Municipal de Assistência do município de Nobres recebeu no início da tarde de ontem (09/05), os cartões do Programa Ser Família, criado pelo Governo do Estado, para distribuição aos beneficiários cadastrados junto aos programas sociais tutelados pelo município.

A assistente social Edna Araújo em companhia da primeira dama do município, Maria Cecília Botini Hanel, e da coordenadora Lucienne Loyola, receberam o volume contendo os cartões, entregues pelo comando da Polícia Militar, Companhia de Nobres, através do tenente Ishi.

Na oportunidade, a assistente social Edna esclareceu sobre os cartões o que, de imediato, desfaz alguns mitos criados através de comentários que podem ser desfeitos quando as pessoas que tiverem alguma dúvida buscarem as informações necessárias junto ao setor social do município.

Conforme Edna, a transferência direta de renda apresenta algumas novidades como o Ser Idoso, Ser Família, Ser Criança, Ser Inclusivo e o Ser Indígena. A diferença é que ocorreu uma readequação na transferência de renda, com a adoção de mais critérios com relação ao que se exige em relação ao CAD Único, onde as pessoas são classificadas como de baixa renda, de extrema vulnerabilidade sem que se ultrapasse a renda individual de R$ 105,00.

Os beneficiários dos cartões do Ser Família, eles terão a contrapartida de cada um, ou seja, a necessidade de acompanhamento pelos Agentes Comunitários de Saúde, por uma equipe técnica do CRAS e a obrigatoriedade de participar dos programas sociais tutelados pela administração municipal, quais o PAIF, o Ser Família Capacita e, principalmente, promover a inserção das pessoas em iniciativas que capacitem o indivíduo e, não por acaso, exige-se todo esse processo de acompanhamento das famílias.

A entrega começa a partir das 08:00 horas deste dia 12/05, havendo a necessidade de se colocar que não há nenhum procedimento aleatório e que tudo obedece a critérios estabelecidos pela área social do Governo do Estado para onde foi enviada uma lista que o próprio setor responsável avaliou e aprovou, enviando os cartões para esse processo de redistribuição aos beneficiários, como explica a assistente social Edna.

Renda Transferência Social