Meio ambiente no topo das ações a serem implementadas

Nobres adere ao Projeto de Educação Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá

Publicado em: 11 de Novembro de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Sec. Mun. de Educação

Data: 11 de Novembro de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Sec. Mun. de Educação

Legenda: Prefeito Leocir Hanel em ato de assinatura
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/André Luiz Godoy

A Prefeitura Municipal de Nobres aderiu, oficialmente, ao projeto político pedagógico de educação ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá, em evento realizado na noite de ontem (10/11/22), tendo como local o salão receptivo do Sesc Serra Azul.

Na oportunidade, além do prefeito Leocir Hanel, participaram representantes dos municípios de Rosário Oeste, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Trivelato, através do prefeito Egon Hoepers; e representante de Planalto da Serra, oportunidade em que todos se comprometeram em cuidar cada vez mais do meio ambiente.

O promotor público Willian Oguido Ogama, representando o Ministério Público, participou do evento. Além deste, estiveram presentes os secretários municipais de Nobres, da Agricultura e Meio Ambiente, Maria Sidnei Modesto, da Educação, Lucélia Almeida; da Saúde e Saneamento, Marcos Cheba; secretário interino da Fiscalização, Micael Calisto; comandante da Companhia PM em Nobres, ten Ishi; assessores das demais secretarias

Ainda anota-se a participação da secretária Adjunta de Gestão Ambiental, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto; do representante da presidência do Fundo Brasileiro de Educação, Evandro Albiach Branco, de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello, de Nova Brasilândia, Cleberson de Souza Rocha, Planalto da Serra, secretário de Meio Ambiente, Jairo do Carmo, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) Fernando Ferri; pela Secretaria de Estado de Educação, Andréia Gomes; pelo deputado estadual Max Russi, Dauton Vasconcelos.

O prefeito Leocir Hanel, agradeceu a participação da SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), esta que tem nos orientado a cada passo com muita responsabilidade. “Obrigado a todos os envolvidos nessa causa tão importante”, assinalou Leocir Hanel.

Envolvimentos

PPP - O Projeto Político Pedagógico (PPP) de Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Estadual Águas do Cuiabá é o primeiro a ser implementado em Unidades de Conservação Estadual. O PPP é um instrumento de gestão e implantação de Políticas Públicas, que vai orientar a Unidade de Conservação sobre a Educação Ambiental a ser realizada.

As metas são alcançadas por meio de elementos articulados e integrados de políticas públicas, mobilização social, articulação institucional e comunitária, pesquisa, formação, planejamento, monitoramento, avalição e construção coletiva.

Unidades de Conservação - As Unidades de Conservação estaduais são coordenadas pela Sema, por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO).

Parque Estadual Águas de Cuiabá – Localizado entre Nobres (83,2%) e Rosário Oeste (16,8%) tem o objetivo proteger os recursos hídricos, viabilizar a movimentação das espécies da fauna, preservar ecossistemas, oportunizar o uso púbico controlado (visitação), educação e pesquisa.

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá – Abrange os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato. Tem como meta proteger animais silvestres, cerrado, floresta e recursos hídricos, melhorar qualidade de vida das populações, fomentar o turismo ecológico, a educação ambiental e preservar as culturas e tradições locais.

Meio Ambiente Cuidados Políticas