Fórum de Turismo fecha ciclo de atividades empreendedoras em 2018
Martins sintetiza que “2018 foi bastante produtivo
Publicado em: 28/11/2018 ás 14:43:00 Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Realizado em duas etapas, o Fórum de Empreendedorismo e Negócios encerra um ano de intensas atividades e metas cumpridas, todas com o mesmo objetivo, avançar na criação de um projeto turístico que coloque Nobres na vanguarda do ecoturismo, dentro de uma identidade própria e sem comparações com qualquer outro lugar.

A participação do Sebrae no desenvolvimento de um plano de metas que visa garantir identidade própria e uma imagem peculiar e definitiva ao turismo de Nobres vem sendo colocada em prática a partir de uma logomarca que represente o município no ecoturismo, aliada a criação de um portal de informações que possa promover a expansão da imagem de Nobres pelo universo digital, são projeções que estão se tornando possíveis e visíveis, na medida em que a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura se mobiliza com as parcerias e através do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

O Fórum de Empreendedorismo e Negócios, realizado no dia 26 de novembro no Centro de Eventos Pousada Rio Cuiabazinho, reuniu os guias de turismo para uma palestra que tratava exatamente da importância dessa atividade para o desenvolvimento de Nobres enquanto destino turístico. E querendo ou não, o município de Bonito (MS) já tem uma estrutura sólida no ecoturismo, com experiências de sucesso, e para “guiar” o pessoal daqui a um novo rumo, o palestrante Rogério Pereira Alves, que é guia de turismo naquele município, veio mostrar o que aprendeu e como aprendeu no exercício dessa profissão que em Bonito é o ponto de partida para um bem sucedido passeio turístico.

O secretário municipal de Turismo, Daniel Martins da Cruz, frisou que a primeira fase do Fórum foi bem sucedida e superou as expectativas.

Segunda Etapa

O Fórum de Empreendedorismo e Negócios, em sua segunda etapa, foi realizado na noite de 27 de novembro de 2018, no Clube da Melhor Idade, com a parceria do Sebrae-MT/Instituto Votorantim/Câmara Municipal de Nobres e Comtur.

Durante a tarde, entre 14:00 às 16:00 horas, o evento teve a rodada de negócios do trade de turismo. E desde às 17:00 horas, os visitantes puderam ver a exposição das empresas participantes do Brasil Central Turismo e Encadeamento produtivo Sebrae/Votorantim.

Aberto o Fórum, pouco mais das 19:00 horas, foi formado um dispositivo de honra com a participação do presidente do Comtur, Ademar Rodrigues dos Santos, vereador Gida Fereira, representando o Legislativo, o prefeito Leocir Hanel e a diretora do Sebrae/MT, Eliane Ribeiro Chaves e o gerente geral da Votorantim Cimentos, unidade de Nobres, Orlando Araújo Silva.

O prefeito Leocir Hanel, de Nobres, revelou a sua satisfação com os encaminhamentos que o turismo vem tendo e acredita que a Lagoa Azul representará um novo ganho às atividades ecoturísticas no município de Nobres e que esforços nesse sentido não tem faltado. O chefe do Executivo nobrense prevê que a Lagoa Azul colocará Nobres na condição de “Princesinha do Turismo” em Mato Grosso.

Sobre o Sebrae e essa parceria com Nobres, a diretora Eliane Chaves avaliou com positiva e, sem contrariar, mas garantindo ênfase, prevê que Nobres será mesmo a “Rainha do Turismo” em Mato Grosso. Eliane Ribeiro Chaves colocou o Sebrae à disposição de Nobres para o desenvolvimento do turismo, o que aliás, já é possível avaliar, a partir desse Fórum, perfeitamente agregador, com a convergência de empresas dos mais diversos segmentos empresariais para Nobres, ao Fórum.

Os participantes do Fórum ainda tiveram a oportunidade de presenciar o ato simbólico de entrega dos certificados aos empresários participantes do projeto “Encadeamento Produtivo da Construção”, seguido da apresentação do vídeo de divulgação de Nobres, concernente às suas potencialidades no ecoturismo, que será, doravante, o canal da informação sobre os atrativos turísticos localizados nesses ambientes “Naturalmente Lindos”.

E para culminar, um “case” de sucesso com a palestrante Luciana Balbino e a versão do “Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades”, com foco sobre o Chã de Jardim, na Paraíba, e a Adesco (Associação para o Desenvolvimento Sustentável  da Comunidade da Chã de Jardim), com explanações seguras sobre como o turismo é capaz de alterar o perfil social e econômico de uma região.

É possível ver e a sua opinião não é diferente, a de que o turismo em Nobres caminha para o seu desenvolvimento de forma correta, com seriedade e com agilidade técnica, dentro dos parâmetros aplicados em atividades de turismo e calcadas em realidades que deram certo, conforme Daniel Martins da Cruz, titular da pasta do Turismo e da Cultura em Nobres que não abriu mão de enaltecer a importância do Comtur no contexto das ações de turismo em desenvolvimento.

Ao apresentar a sua equipe, integrada pela turismóloga Dahiana Ferlin e o jovem Michel, Daniel Martins foi claro ao afirmar que as ações praticadas pelo turismo, elas ocorreram graças ao aval do prefeito Leocir Hanel, o apoio do Comtur e, principalmente, as parcerias com o Sebrae, o Instituto Votorantim e do próprio trade turístico. Martins sintetiza que “2018 foi bastante produtivo e vamos fazer com que as novas conquistas de fato sejam verdade em 2019”.