Reunião Publica para Elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá

Em Nobres, reunião do Plano de Bacia do Alto Rio Cuiabá

Publicado em: 17 de Novembro de 2023

Autor: ASCOM/PMNBS/ com assessoria Niesa

Fonte: ASCOM/PMNBS/Niesa

Data: 17 de Novembro de 2023

Autor: ASCOM/PMNBS/ com assessoria Niesa

Fonte: ASCOM/PMNBS/Niesa

Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/Adriel Godoy

Entre os dias 16 e 17 de novembro, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (Niesa) promoveu reuniões públicas para a apresentação do diagnóstico do Plano de Bacia do Alto Rio Cuiabá. Elaborado em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Esquerda do Rio Cuiabá (CBH-Cuiabá ME), a iniciativa tem como principais objetivos divulgar o trabalho e consultar os desafios enfrentados pelas populações locais no uso da água.

Os encontros aconteceram ao longo desta semana em Nossa Senhora do Livramento (16.11), Várzea Grande (16.11) e Nobres (17.11) e contaram com órgãos gestores dos recursos hídricos para discutir as estratégias de utilização das águas de maneira sustentável, levando em consideração os múltiplos usos e as demandas hídricas dos próximos 20 anos.

Em Nobres, Hildelano fez a apresentação dos trabalhos, seguido do prof. Zé Álvaro, que apresentou o programa de trabalho em Nobres.

De acordo com o coordenador geral do Plano, o engenheiro sanitarista e mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental, José Álvaro da Silva, os Planos de Bacias Hidrográficas são instrumentos instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) que reconhece a água como recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Nesse sentido, o Plano de Bacia do Alto Rio Cuiabá surge como uma ferramenta crucial para a promoção e proteção do Rio Cuiabá.

Na cidade de Nobres, o prof.º Zé Álvaro, discorreu sobre todas as problemáticas que cercam a preservação da qualidade da água, de modo que toda a bacia tenha esse recurso com um mínimo de qualidade para o consumo das comunidades nesse percurso, até o município de Barão de Melgaço.

Em Nobres, a reunião foi transmitida ao vivo pelo youtube, onde a secretária municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Maria Sidnei Modesto, e sua equipe esteve presente e com ela a presidente da Câmara de Vereadores de Nobres, Zilmai Ferreira de Jesus.

Além da participação nas reuniões, a comunidade pode contribuir com sugestões para restaurar, conservar ou amenizar os danos ambientais evidenciados no diagnóstico através da consulta pública que estará disponível do dia 13/11 até o dia 17/12 no endereço https://niesa.ufmt.br/consultapublica/.

O evento, primordial para a preservação dos mananciais, teve a participação de Ciliane Carla Sella de Almeida, responsável pela governança do projeto. A promotora do Ministério Público, dra. Michele de Miranda Rezende, a prof.ª Eliana Rondon; Cibele Jacob, representante da Sema; pelo Niesa, Gercina Nobre Carmo Cesarene; prof. José Álvaro, coordenador do projeto; vereadora Zilmai Ferreira de Jesus e a secretária municipal de Administração e Gestão, Mara Lurdes Ohlweiler, também formou no conjunto de representatividades para aquele encontro.

O pesquisador do Niesa, Nildelano, fez a apresentação do contexto do evento aos presentes. E assim a reunião teve início, com o prof.º Zé Álvaro, apresentando as projeções do que realmente deve ser trabalhado para que o diagnóstico do Plano de Bacia do Alto Rio Cuiabá seja efetivado.

O Plano de Bacia do Alto Rio Cuiabá está sendo elaborado por pesquisadores do Niesa e conta com o financiamento pioneiro do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Além do apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, da Fundação Uniselva e do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Esquerda do Rio Cuiabá.

Em Nobres, o tema foi amplamente debatido, inclusive sobre a questão do saneamento básico, da maior importância para a preservação dos rios, onde o esgoto tratado é um problema que recai, literalmente, sobre o rio.

Veja a programação completa, já efetivada:

Reunião Pública em Nossa Senhora do Livramento

Local: Câmara Municipal

Horário: 9h00-12h00

Reunião Pública Cuiabá/Várzea Grande

Local: Auditório da Nova Promotoria de Justiça de Várzea Grande – Avenida Chapéu do Sol, ao lado do Fórum.

Horário: 14h30-17h30

Reunião Pública em Nobres