Abrangência sobre gente que faz o SUS acontecer

Conferência temática sobre “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde” foi realizada em Nobres

Publicado em: 26 de Abril de 2024

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Secretaria Municipal de Saúde

Data: 26 de Abril de 2024

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Secretaria Municipal de Saúde

Legenda: Abertura da Conferência em Saúde
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/Adriel Godoy

Os profissionais de Saúde estiveram reunidos no salão nobre do Rotary Club, de Nobres, na tarde de 25 de abril, desde às 13horas, para participar de conferência temática com foco sobre “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Em debate após o credenciamento e a apresentação do Regimento da I.ª Conferência, cujo tema foi “gestão do trabalho e da educação na Saúde”. A apresentação dos eixos temáticos começou com “democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde”. O segundo eixo tratou da temática “trabalho digno, decente, seguro e humanizado”. Já o terceiro eixo foi sobre “educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado às pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

A tarde foi reservada para a programação, que estabelecia a divisão dos grupos, de acordo com os eixos temáticos, e a apresentação de cinco propostas por grupo, seguida de uma pausa. A retomada dos trabalhos ocorreu a partir das 16:20hrs com a apresentação das propostas e a subsequente votação do que cada grupo elaborou.

Próximo das 16hrs, ocorreu a escolha dos delegados municipais para a representação e participação, futuramente, em conferência de nível estadual, fechando-se os trabalhos com a leitura e aprovação da ata da conferência que teve como palestrante o enfermeiro Marcel Karllay e as participações do secretário municipal de Saúde, Marcos Cheba; secretária municipal de Administração, Mara Lurdes Ohlweiler; secretária do Gabinete Institucional, Edilman Rondon Guimarães; e ainda o coordenador da Atenção Básica municipal, Lázaro Alves.

Trabalho Tema Saúde