Por que a Semana do Bebê e o simbolismo do “Bebê Prefeito”?

Concluída a Semana do Bebê com atividades que privilegiaram às crianças

Publicado em: 06 de Setembro de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Assistência Social

Data: 06 de Setembro de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: ASCOM/PMNBS/Assistência Social

Legenda: Receptividade ao Bebê prefeito/2.022
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/André Luiz Godoy

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como proposta, esta que vem sendo cumprida em Nobres e aplicada neste ano de 2.022, que objetiva mobilizar os setores da administração pública municipal pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida.

As ações desenvolvidas nessa direção, através da Secretaria Municipal de Assistência Social que faz realizar a Semana do Bebê como uma iniciativa apoiada pelo UNICEF e que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e estar em seu meio comunitário com crescimento sem violência e ser protegido das enfermidades, entre as quais aquelas mais graves, como as que são sexualmente transmissíveis e outras doenças.

Dentro dessa proposta, a Semana do Bebê foi realizada em Nobres a partir do primeiro dia do mês de setembro e o objetivo é o de reforçar a união de esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. E a realização fundamenta-se em parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

A Semana do Bebê que começou dia 01 de setembro, em Nobres, foi realizada dentro de uma programação que envolveu a efetiva participação das crianças em atividades esportivas, apoio em saúde, esporte e sessão fotográfica com gestantes, entre outras atividades, ocorridas na tarde de 02 de setembro/2.022, no pátio da Feira do Produtor Rural, no bairro Ponte de Ferro.

Para a primeira dama e gestora social, Maria Cecília Botini Hanel, a semana foi positiva, pelo que agradece o apoio e a participação de todos os setores da administração municipal.

Os cuidados, a preocupação e a importância da atenção à primeira infância tem a conectividade com os seis primeiros anos de vida, considerados  fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Pensando dessa forma e assim agindo, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Por que a Semana do Bebê e o simbolismo do “Bebê Prefeito”?

A primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida, é considerada fundamental para o desenvolvimento integral de meninas e meninos.  É nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, todas as ações no sentido de amparo à saúde representam uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária terá impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social do indivíduo em formação, seja menino ou menina.

Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o UNICEF, dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança a sobreviver e se desenvolver, buscando apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, no município de Nobres, a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem estimulado a implementação de planos, de programas e projetos que são voltados para a atenção às crianças de até 6 anos de idade.

O “Bebê Prefeito” tem em sua simbologia essa proposta é difundida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, que é a valorização daquele bebê que nascer primeiro, justamente na Semana do Bebê.

Neste ano de 2.022, o Bebê Prefeito é José Augusto Ressurreição Barreto, filho de Lúcia Antonia da Ressurreição, recebido pelo prefeito Leocir Hanel e a primeira dama e gestora do Social, Maria Cecília Botini Hanel.

Cuidados Infância Social