Apoio à Gestão Pública mantém atuação em Nobres (MT) para fortalecer ações de combate à Covid-19
Programa do Instituto Votorantim realizado com apoio da Votorantim Cimentos oferece consultorias para as prefeituras aprimorarem processos de gestão, visando melhorar o enfrentamento da pandemia
Publicado em: 09/07/2021 ás 14:50:00 Autor: Assessoria Corporativa com ASCOM/PMNBS Fonte: Assessoria Corporativa com ASCOM/PMNBS

A Prefeitura de Nobres (MT) continua recebendo orientações do programa Apoio à Gestão Pública (AGP) para aprimorar o atendimento à população na rede municipal de saúde. Criada em 2012  pelo Instituto Votorantim, a iniciativa é realizada em todo o país pela Votorantim Cimentos em localidades próximas às unidades fabris da empresa. Com o surgimento da pandemia, em 2020, o AGP foi reformulado para apoiar os municípios a solucionarem desafios que impactam no combate à pandemia.

O programa é realizado durante quatro meses por meio da oferta de mentorias online com especialistas em saúde e disponibilização de ferramentas que apoiem os processos de gestão dos municípios. Todas as atividades seguem as recomendações técnicas de instituições oficiais, como Ministério da Saúde e OMS – Organização Mundial da Saúde.

O  secretário (interino)  municipal de Saúde e Saneamento de Nobres, Marcos Alves de Albuquerque, disse que a continuidade do AGP é fundamental para fortalecer as ações de prevenção e combate ao coronavírus. “O programa contribui de forma expressiva para nos orientar para o planejamento de ações, bem como para a implantação de novas estratégias, ferramentas e tecnologias que auxiliem no aperfeiçoamento da Rede Municipal de Saúde como um todo diante do contexto de pandemia”, afirmou.

Atuação – As atividades do AGP em 2021 são promovidas em duas frentes de atuação: ‘Continuidade ao Enfrentamento da Covid-19’ e ‘Assistência Integral à Saúde’. A primeira contempla o acompanhamento da vacinação e eficiência na gestão do estoque, estratégias para evitar a transmissão comunitária, monitoramento de dados gerais da Covid-19, além de comunicação correta e atualizada para a população sobre formas de prevenção.

Já na frente ‘Assistência Integral à Saúde’, o foco é identificar vazios sanitários e vulnerabilidades, otimizar as equipes para expansão do atendimento e apoiar no planejamento da expansão da estratégia de Saúde da Família. Também por meio dessa frente o programa auxiliará a Prefeitura de Nobres a avaliar novos indicadores que melhorem o repasse de recursos voltados à saúde da gestante, saúde da mulher, cobertura vacinal e monitoramento de doenças crônicas (hipertensão e diabetes).

“Com o AGP, reforçamos o nosso compromisso com o impacto positivo nas comunidades em que atuamos. Por isso, essa parceria consolida nossa contribuição para a saúde da população de Nobres e apoio ao poder público na estruturação das melhores soluções para o momento. Juntos, estamos enfrentando e vamos vencer essa pandemia”, afirmou Orlando Silva, gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Nobres.

Resultados 2020 – Para implementar o AGP nos municípios, especialistas do programa apoiaram gestores e técnicos das prefeituras e secretarias de saúde na construção de um diagnóstico da realidade de cada município. A partir dos dados levantados, foi estruturado um plano de ação para auxiliar no controle do avanço dos casos da doença, considerando prevenção, tratamento e orientações à população.

Após a finalização do AGP em 2020, o Instituto Votorantim realizou uma avaliação de impacto nos municípios atendidos pelo programa. Segundo a avaliação, estima-se que quase 1.000 vidas possam ter sido poupadas nas localidades assistidas pelo programa em comparação a municípios com as mesmas características que não receberam o AGP. Também estima-se uma redução de mais de 33 mil casos Covid-19 nos municípios contemplados pelo programa e um custo evitado de R$ 120 milhões em gastos de UTI.