Seção de atalhos e links de acessibilidade

Reestruturação urbana para uma cidade cada vez melhor

Projetos de pontes elaborados pela AMM vão melhorar infraestrutura de transporte em Nobres

Publicado em: 26 de Agosto de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: Publicado em: 26/08/2022 às 17:07:00 Fonte: Agência de Notícias da AMM

Data: 26 de Agosto de 2022

Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Fonte: Publicado em: 26/08/2022 às 17:07:00 Fonte: Agência de Notícias da AMM

Legenda: Ponte sobre o Rio Nobres - lateral da sede do BB
Autor da Foto: ASCOM/PMNBS/André Luiz Godoy

Dois projetos de pontes de concreto elaborados pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, por meio da Central de Projetos, estão sendo executados em Nobres, situado a cerca de 140 quilômetros de Cuiabá. Orçadas em R$ 4 milhões, a previsão é de as obras estejam concluídas até o final deste ano, viabilizando no município uma melhor infraestrutura de transporte, mais segura e com menor custo de manutenção.  Os recursos para execução são provenientes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – Sinfra/MT, que também é o órgão regulador e fiscalizador.

A equipe da AMM elaborou todas as etapas dos projetos hidrológico, hidráulico, estrutural, orçamentário, além do licenciamento ambiental das pontes. O trabalho foi realizado pelos engenheiros civis Igor Oliveira e Lucas Souza, pelo engenheiro ambiental Gustavo Henrique, além do engenheiro sanitarista Pedro Cassiano.

Os profissionais destacam que entre as principais vantagens das estruturas de concreto estão a maior durabilidade, menor gasto com manutenção, maior segurança aos usuários, mobilidade urbana mais acessível, além de menor intervenção ambiental. A equipe é coordenada pela arquiteta Monique Godoi, que destaca que o trabalho é muito importante para aprimorar o atendimento às prefeituras.

As pontes em construção no município de Nobres, que possuem 25x10,80 metros de extensão, são os primeiros projetos elaborados pela AMM nessa área a serem executados. O núcleo para cuidar desse setor foi criado no ano passado para viabilizar a substituição de pontes de madeira nos municípios. Desde então, a instituição orienta os prefeitos e equipes sobre os dados necessários para o trabalho, que visa possibilitar melhor infraestrutura de transporte em várias regiões de Mato Grosso.

O prefeito de Nobres, Leocir Hanel, visitou esta semana as obras de construção de uma das pontes, a localizada sobre o rio Nobres que liga o centro da cidade ao bairro Jardim Glória. A ponte é muito esperada pela  comunidade, pois facilitará o  acesso ao centro da cidade, viabilizando o deslocamento dos moradores e dos visitantes.

Infraestrutura Avanços Qualidade