Selo de qualidade municipal em pescado é lançado em Nobres
O evento ocorreu na propriedade rural onde se localiza a Piscicultura Falcão
Publicado em: 30/11/2017 ás 08:47:00 Autor: ASCOM/PMNBS Fonte: ASCOM/PMNBS

Dezenas de pessoas participaram, ontem (29/11), do ato oficial de lançamento do Selo SIMN, que atesta a qualidade na produção e comercialização de produtos oriundos do criame de peixe em tanque.

O evento ocorreu na propriedade rural onde se localiza a Piscicultura Falcão, de propriedade do empresário Gilberto Hoepers, e foi bastante concorrida, com a participação de secretários municipais, vereadores, vice prefeita, técnicos da Empaer, empresários do ramo, integrantes da família, funcionários e convidados.

A vice prefeita, prof.ª Paula, os secretários municipais Mara Lurdes Ohlweiler (Administração, Planejamento e Gestão); Daniel Martins da Cruz (Turismo e Cultura); Edilman Conceição Rondon Guimarães (Educação); vereadores André Avelino Bezerra, Nilson Filho e Rogério Frazão estiveram presentes.

O médico veterinário Mateus Ziebell Mendes apresentou, em slide e verbalmente, os procedimentos técnicos que levam a definição da conquista do Selo SIMN que atesta a qualidade dos produtos, desde a coleta nos tanques, o abate e o manuseio do produto até a comercialização, passando pela embalagem e distribuição.

Como já informamos, as avaliações anteriores apontam que uma equipe do S.I.M.N. (Sistema de Inspeção Municipal de Nobres) esteve acompanhando, dia 29 de Junho de 2017, a realização do curso de Boas Práticas de Fabricação - S.I.M.N. na propriedade do empresário Gilberto Hoepers, do ramo de piscicultura e frigorífico, localizado na área rural da cidade de Nobres, na Estrada da Bica d’Água.

Mas Mateus Mendes avalia a necessidade de permanentes fiscalizações no setor de industrialização do produto, de modo a garantir que as boas práticas sejam permanentes.

O Selo SIM envolve, principalmente, o manejo da produção no local de abate e as questões higiênicas que integram as exigências propostas para a avaliação e, enfim, a concessão do Selo de Qualidade, como informa o médico veterinário Mateus Ziebel Mendes, do SIMN.

Além dos detalhamentos técnicos até a selagem de qualidade, Dênis Campos, coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, apresentou a equipe que atua nesse trabalho cotidiano de fiscalização e acompanhamento dos produtos de origem animal que são comercializados em Nobres. A Piscicultura Falcão é definida como modelar no setor de cria, engorda, abate e comercialização de pescado no território de Nobres.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, o selo SIMN terá abrangência até no setor turístico e será determinante para que outras empresas se adaptem às exigências técnicas para obtenção da avaliação positiva do setor de fiscalização municipal.

Para o empresário Gilberto Hoepers, da Piscicultura Falcão, a conquista do selo de qualidade deve-se, principalmente, pelas orientações técnicas recebidas dos próprios agentes públicos que naquela oportunidade garantiam a conferência das melhorias e avanços na sua indústria. Giba Hoepers avaliou como interessante e necessária à manutenção de uma equipe coesa para que o SIMN continue atestando qualidade em outras empresas, não só de pescado assim como outros produtos de origem animal e vegetal.