RPPN Cachoeira do Tombador: oficina é utilizada para apresentação do plano de manejo
O Plano de Manejo apresentado obedeceu algumas etapas para a sua elaboração
Publicado em: 01/12/2017 ás 10:34:00 Autor: ASCOM/PMNBS Fonte: ASCOM/PMNBS

O Plano de Manejo da Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) da Cachoeira do Tombador foi detalhado durante oficina realizada na noite de ontem (30/11), no Plenário Lagoa Azul, em anexo à sede da Prefeitura Municipal de Nobres.

A apresentação foi feita pelo consultor ambiental da Votorantim Cimentos, André Coutinho, com muitos detalhes técnicos acerca da área total da RPPN Cachoeira do Tombador com os percentuais utilizáveis para a atividade turística, de preservação ambiental, para estudos e visitação, entre outras atividades com e sem restrições.

O Plano de Manejo apresentado obedeceu algumas etapas para a sua elaboração, tais como, “estudo do meio físico”, que envolve ar, solo, relevo, clima e água, e ainda “estudos do meio biótico”, associados à flora, fauna e espécies ameaçadas; e por último, “estudo da socioeconomia”, ligada ao histórico da área e bens culturais, como demonstraram os estudos apresentados por André Coutinho.

O objetivo da oficina, de um modo geral, foi o de levar ao conhecimento aos mais diversos setores representativos da comunidade sobre todas as informações necessárias, tanto no campo técnico quanto no que se refere às projeções futuras em relação à RPPN Tombador, cuja área abrange a Cachoeira do Tombador e o seu entorno.

A oficina contou com a participação do gerente geral da fábrica em Nobres da Votorantim Cimentos, Orlando Araújo, do prefeito Leocir Hanel, de secretários municipais e representante da Sema e membros da sociedade organizada.

Com o Plano de Manejo e conhecida a realidade da RPPN Cachoeira do Tombador, uma nova etapa deve começar, que é a de buscar investidores para o estabelecimento de um empreendimento turístico que se torne modelo e permita que se respeite o que está contemplado através de estudos realizados para a criação definitiva da RPPN – Reserva Natural Cachoeira do Tombador.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Daniel Martins, apresentou algumas ponderações para, após, avaliar como importante a execução do plano de manejo e a atividade turística dentro da RPPN.

O prefeito Leocir Hanel sabe da importância da atividade turística para o município de Nobres e já vislumbra um futuro promissor com a Lagoa Azul e com a Cachoeira do Tombador.

Para o gerente geral da Votorantim Cimentos, Orlando Araújo, as etapas seguem sendo cumpridas e as projeções agora se voltam para o investimento na implantação do atrativo turístico com todas as possibilidades contempladas no plano de manejo.

É uma questão de mais tempo ainda e o investimento precisa ser seguro, como requer o plano de atividades e seus pré-requisitos.