PREVINOBRES: segurados participam de palestra sobre cálculo atuarial
Publicado em: 12/06/2018 ás 14:26:00 Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

No Plenário “Lagoa Azul”, anexo à sede do Executivo municipal, no bairro Jardim Paraná, hoje (12/06), pela manhã, servidores públicos municipais representando a classe do funcionalismo, participaram de palestra proferida pelo representante da empresa especializada no ramo, Ronaldo Oliveira, da LDB.

O tema foi cálculo atuarial e todo o processo de boas práticas para que o fundo de pensão se mantenha em posição firme e determinada, acompanhando as tendências mercadológicas e ao mesmo garantindo-se como principal instrumento de renda daqueles que contribuem para o sistema previdenciário ao longo da sua vida profissional ativa.

Ronaldo Oliveira apresentou o seu perfil profissional e fez abordagens interessantes sobre as perspectivas de gestão do fundo de pensão como garantidor da aposentadoria e pensão do trabalhador. São mecanismos complexos, colocados de forma simplificada, de modo que todos entendam as necessidades de preservação do fundo.

Alguns exemplos colocados pelo palestrante coincidem com a realidade bem atual dos segurados em qualquer município mato-grossense e relaciona-se a chamada “indústria dos atestados médicos”, prejudicial à máquina pública e ao sistema previdenciário.

Com mais de uma hora de palestra, cuja convergência era para o fundo de pensão e os mecanismos do cálculo atuarial, Ronaldo Oliveira foi bastante convincente ao destacar que o fundo é da classe trabalhadora, que tem o dever de zelar por ele, seja acompanhando, denunciando possíveis irregularidades ou estimulando a oxigenação do fundo através de novos segurados.

A palestra foi presenciada pelo prefeito Leocir Hanel, pela secretária municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Mara Lurdes Ohlweiler; secretária municipal de Educação e Desporto, Edilman Rondon; pela contadora Elizabeth Machado; assessores e servidores efetivos do município, alguns, integrantes do conselho fiscal do fundo de pensão municipal de Nobres – Previnobres.

Pelo Poder Legislativo, participaram os vereadores Rogério Sampaio Frazão, Zaira Borges Valandro, Oscar Lara e Adelian Messias.

Chama a atenção alguns pontos da palestra, como o volume excessivo de atestados médicos nos municípios, a necessidade da oxigenação do sistema com a inserção de novos segurados e a concessão de aumentos progressivos e sequentes ao funcionalismo, como formas desestabilizadoras das metas que integrariam o contexto daquilo que estava no tema da reunião, o cálculo atuarial e seus mecanismos de vigência.

A gestora executiva do fundo de pensão de Nobres, Nadir da Silva, acredita que a palestra foi bastante esclarecedora e que muito mais pessoas interessadas deveriam tomar parte dela.