NASF segue ampliando ações pelo bem estar dos comunitários
Publicado em: 08/06/2018 ás 15:05:00 Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro da política de atenção básica e apoio familiar, sob a participação ativa do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), formado por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

No caso específico de Nobres, por uma psicóloga, uma nutricionista e uma fisioterapeuta, esse trabalho vem sendo realizado de maneira integrada, apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica, propondo respostas e soluções para as comunidades também específicas, atuando, cada qual, no compartilhamento de práticas e saberes em saúde.

A psicóloga Alexandra Telma Barbosa, da equipe do NASF, em parceria com o CREAS, esteve ministrando palestra sobre o Bullying na Escola “Fábio Silvério de Farias”. O tema é tido como essencial nos dias atuais, analisando-se essa prática do ponto de vista de causas de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, o que pode causar danos físicos, psicológicos e até mesmo a uma nunca improvável indução ao suicídio das vítimas, segundo a profissional.

Já no dia 06 de junho, o grupo do NASF este visitando a Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Petrópolis com vistas à implantação de projeto piloto para acompanhamento exclusivo de pessoas com Hiperdia, ou seja, uma conjunção de fatores de risco que associam a hipertensão e o diabetes.

As profissionais integradas ao NASF, psicóloga Alexandra Telma Barbosa, nutricionista Dilmara Sant’Anna Ramos e a fisioterapeuta Narjara Rodrigues analisaram diversos pacientes dentro desse contexto e propuseram, inicialmente, "caminhada" duas vezes por semana.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família conta com profissionais específicos nas áreas da psicologia, enfermagem, nutrição e fisioterapia e a iniciativa tem o aval do Executivo municipal através da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao receber a equipe do NASF, a responsável pela UBS/Jardim Petrópolis, Érica Andrade, destacou que as ações desenvolvidas pela pasta da Saúde, pelo NASF, deverão se estender a outras unidades de saúde e entendeu como positivo esse trabalho, conforme mencionou na rede social.

Para a secretária municipal de Saúde, Aparecida Clestiane da Costa Souza, as ações da pasta são planejadas e as equipes têm trabalhado conjuntamente para que as atividades implementadas sejam cumpridas a partir do foco no cumprimento das metas estabelecidas.