Mutirão de limpeza está em andamento. Proposta é de combate ao mosquito transmissor da dengue
O mutirão de limpeza tem a execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura
Publicado em: 10/11/2017 ás 13:55:00 Autor: ASCOM/PMNBS Fonte: ASCOM/PMNBS

Depois do bairro Jardim Petrópolis, onde foi dado início ao grande mutirão, veio a fase seguinte, no bairro Jardim Carolina, dos quais foram retiradas toneladas e toneladas de entulhos que se encontravam nos quintais dos imóveis localizados nesses bairros. No bairro São José, o de maior extensão e onde está concentrado o maior número de imóveis, já foram concluídos os serviços de coleta de entulhos, além da coleta diária do lixo.

Atualmente, as ações vêm sendo desenvolvidas no bairro Ponte de Ferro, devendo seguir em etapas posteriores aos bairros Serragem, Jardim Glória e Aeroporto, de acordo com o coordenador do setor, Carlos Bueno, o Carlão.

O mutirão de limpeza tem a execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura, mas envolve as demais pastas da gestão municipal que apoiam a sua realização, principalmente quando se avalia que a questão seja de saúde pública, por questões razoavelmente óbvias. O efetivo combate ao mosquito da dengue, responsável pelo crescimento de registros de casos de zyka e chikungunya em todo o Estado.

As ações nessa direção são acompanhadas pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Rafael Botini.

A febre chikungunya, chamada em português de febre chicungunha,  é uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo. Felizmente, a febre chicungunha não provoca complicações hemorrágicas, sendo, portanto, uma infecção menos fatal que a dengue.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo. Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde apontam que a saída é o combate direto nos locais onde o mosquito tende a se procriar.

Daí, esse trabalho que vem sendo realizado em Nobres e que precisa da colaboração de todos.