Jardim Petrópolis: parceria entre ONG e escola valoriza disciplina e bom relacionamento
Publicado em: 12/09/2018 ás 15:50:00 Autor: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza Fonte: ASCOM/PMNBS/Benedito F. de Souza

Valorizar o ser humano, apontando direcionamentos e a as boas relações interpessoais através do esporte, é com esse propósito que a ONG Transformação firma parceria com a Escola Municipal “Dalci Cândida de Souza”, no sentido de ensinar o judô e ao mesmo tempo melhorar o pequeno aluno como pessoa, colocando a educação em seu sentido literal como forma de progressão social.

E para isso a parceria que envolve o sistema Cooperativo de Crédito (Sicredi), Unidade de Atendimento de Nobres, representado pela sub gerente Daniele, que esteve presente  na aula inaugural do projeto de ensinar judô na Escola “Dalci”, também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Nobres, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, no ato simbólico, representado pela titular da pasta, Edilman Rondon, e ainda pela incentivadora do projeto social, a diretora da unidade municipal de ensino, Lucélia Almeida.

Lucélia Almeida abriu o ato público, convidando a secretária municipal de Educação, Edilman Rondon, a se pronunciar, oportunidade em que ela destacou a importância da parceria e o incentivo que a diretora Lucélia vem dando para que a escola alcance os objetivos na educação e na melhoria social.

Ao abordar a participação do Sicredi na parceria, Daniele falou do sistema cooperativo e do seu lado social, que visa melhorar, de alguma forma, as condições sociais e mesmo tempo econômicas onde haja uma Unidade de Atendimento do Sicredi. A unidade local do Sicredi doou os quimonos aos alunos inscritos ao projeto social com 40 inscritos.

O presidente da ONG Transformação, Carlos Fernando, o prof.º Carlão, deixou aos presentes algumas informações que serão altamente positivas e transformadoras a partir da prática cotidiana com os alunos, onde o esporte (judô) não é apenas uma luta marcial, mas traz ensinamentos e disciplinas que contribuirão para a formação do caráter do indivíduo.

As aulas serão ministradas pela sensei Amanda, judoca de nível internacional e, paralelamente, a hierarquia existente no judô terá a função de contribuir para que os alunos inscritos adotem uma nova filosofia, considerando-se aí que a seleção dos participantes já tenha sido uma forma de incentivo para que os demais alunos da comunidade escolar recebam informações verdadeiramente cidadãs.

Ainda, em conversa com os presentes, entre pais de alunos e professores, o presidente da ONG Transformação se dispôs a palestrar para a comunidade escolar e após, servir sopão aos presentes, quando ele pretende repassar conhecimentos e experiências positivas sobre álcool, drogas, uso de narguille e, enfim, as noções sobre cidadania e relacionamento entre pessoas de faixas etárias que compreendem o universo das escolas de educação básica.

A secretária municipal de Educação, Edilman Rondon, avalia como interessante e positiva a parceria entre a escola e a Organização Não Governamental, destacando o papel da diretora Lucélia Almeida como fundamental para que a Escola “Dalci Cândida de Souza” possa avançar mais e mais nos quesitos do IDEB, que engloba também os avanços sociais no bairro Jardim Petrópolis.