Itanhangá retribui visita e intercâmbio técnico
Publicado em: 12/06/2017 ás 12:12:00 Autor: ASCOM/PMNBS Fonte: ASCOM/PMNBS/Coord. Agricultura

Recentemente, uma equipe técnica de Nobres esteve no município de Itanhangá, onde conheceu o funcionamento de diversas atividades econômicas inseridas no contexto da agricultura familiar e de técnicas e manejos de produtos a partir da matéria prima produzida no campo.

O município de Nobres está em vias de criar o SIMN (Sistema de Inspeção Municipal) e em retribuição a essa visita técnica, o médico veterinário Marco Antonio Ribeiro, do SIM municipal de Itanhangá esteve em Nobres, entre os dias 09 e 10 de junho, com o objetivo de conhecer os atuais modelos de abatedouros de peixes localizados neste município.

A visita começou pela manhã, no dia 09 de junho, na Unidade de Atendimento do Sicredi, quando se falou na possibilidade de linha crédito para a agricultura familiar através do Programa “Cooperar e Crescer”. Na mesma oportunidade, cogitou-se a participação do Sicredi na reunião de apresentação do SIMN junto à comunidade rural de Córrego Fundo.

Em seguida, os técnicos conheceram os abatedouros de peixes de propriedade dos empresários Gilberto Hoepers e Gilberto Borges, onde se conheceu as atividades de manejo, produção e comercialização dos produtos.

Em Córrego Fundo, zona rural de Nobres, a equipe conheceu a produção artesanal de queijo, seguindo-se de uma reunião com representantes da comunidade local. Como estava previsto, um colaborador da Cooperativa Sicredi acompanhou a comitiva juntamente com um representante da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), com argumentações articuladas sobre formas de desenvolvimento comercial das atividades produtivas oriundas da agricultura familiar.

Marco Antonio Ribeiro abordou o tema case de sucesso experimentado em Itanhangá, fechando assim a visita técnica e estabelecendo-se a partir de então uma reciprocidade técnica com vistas ao regular funcionamento do SIMN (Sistema de Inspeção Municipal).