Cratera aberta preocupa setores - público e privado
O terreno arenoso cedeu logo abaixo de um reparo executado
Publicado em: 09/08/2017 ás 09:06:00 Autor: ASCOM/PMNBS Fonte: ASCOM/PMNBS

Umidade permanente, vazamento interno de água e solo frágil podem ser as causas que levaram a abertura de uma enorme cratera nos cruzamentos das avenidas Marechal Rondon e Maurício Sampaio, nas proximidades da Praça “José Ferlin”, na área central da cidade de Nobres.

O terreno arenoso cedeu logo abaixo de um reparo executado pela Empresa de Saneamento de Nobres (ESAN), quando a liberação da pista já havia sido ordenada. Hoje (09/08), pela manhã, populares se depararam com a cratera e comunicaram a ESAN que já interditou a área.

A preocupação com cabeamento de fibra ótica aflige também a empresa de telefonia e a administração municipal deslocou o secretário municipal de Infraestrutura, Rafael Botini, para acompanhar juntamente com o diretor técnico da ESAN, engenheiro sanitarista Lindberg Rodrigues dos Santos, a extensão do problema.

A empresa de telefonia Oi deve deslocar um técnico para acompanhar os serviços e evitar maiores problemas com o cabeamento, exposto após a cratera ficar visível.

O prefeito Leocir Hanel está no local e acompanha os representantes das empresas privadas que visualizam o cenário. A cratera aberta fica em frente a uma metalúrgica e um lava-jato, além de ser um setor com razoável tráfego de veículos, leves e pesados.

O comprometimento do imóvel onde se localiza o lava-jato vai ser avaliado pelos técnicos que acompanham o problema de perto. O chefe do Executivo quer uma solução imediata para o caso, mas aguarda avaliação técnica.

Já o diretor da ESAN, Lindberg Rodrigues, que pertence à iniciativa privada, acredita em uma solução compartilhada entre os setores, de modo a corrigir essa grave falha que compromete o asfalto existente na pista, que apresenta trincas.

As equipes permanecem no local monitorando a situação e, segundo Rodrigues, há uma aparente estabilidade do solo, mas é bom acompanhar de perto tudo o que pode ocorrer até que uma solução plausível seja encontrada.